quinta-feira, abril 12, 2007

IPv6: Endereços que nunca mais acabam

A internet tem por base um modelo de endereçamento baseado em um número dividido em quatro grupos de algarismos que vão do 0 ao 255. Como o endereço da nossa casa, cada página na internet, cada servidor, deve possuir um endereço destes. Trata-se do "IP address". No entanto, como é um pouco complicado estarmos a decorar coisas do gênero: 213.13.146.110 para aceder aos sites, foi criada uma tabela associativa com nomes. Assim, basta escrevermos www.sapo.pt e alguém (software/hardware) fará a tradução para o tal IP.

Pois bem, hoje em dia, e quase como a água, o endereçamento IP está se tornando cada vez mais escasso, especialmente quando se comenta a webização (esta palavra é linda!) da China, o gigante chinês. Por isso, há alguns anos começaram a desenvolver uma nova estrutura de endereçamento capaz de suportar um crescimento ilimitado da necessidade de endereços públicos.

Hoje tive uma ideia desta realidade.

Estou envolvido no registo de um novo domínio internet e precisei identificar um endereço livre, entre a limitadíssima gama de endereços actualmente registados para a empresa onde trabalho. Tarefa árdua, pois haviam indicações de endereços aparentemente utilizados, mas que estavam aparentemente livres. Enfim, uma confusão.

Ao tentar arranjar uma solução para o problema entrei em contacto com a entidade gestora dos endereçamentos IP em Portugal e tomei conhecimento da existência de uma gama de endereços da nova geração (IPv6) registada para a minha empresa. Coisa simples. Nunca tinha estado em contacto com esta nova tecnologia. Os números, com uma estrutura diferente da actual, acabavam com "/48". Fui obrigado a pedir ajuda para perceber tal estrutura.

Fiquei completamente surpreso, pois aprendi que uma gama "/48" equivale a 2^80 endereços públicos !!!! Estou a falar em 1.208.925.819.614.629.174.706.176 !!!!

Parece-me que nunca mais terei problemas em identificar um endereço IP para o que quer que seja.

Era bom haver uma solução semelhante para o problema da água. Era bom !

Sem comentários: