in Jornal Público - 11/04/2007
Muitas pessoas que fazem dieta acabam por ganhar mais peso do que aquele que perderam, refere um estudo de investigadores da Universidade da Califórnia divulgado na edição de Abril da revista científica American Psychologist.Os investigadores explicam que quem envereda por regimes perde entre cinco e dez por cento do seu peso inicial durante os primeiros seis meses. Mas o artigo - que passa em revista 31 estudos de longo prazo sobre o tema - revela que, cinco anos após a dieta, dois terços das pessoas têm mais peso do que o que tinha perdido.
As chamadas dietas iô-iô - em que se sucedem perda e ganhos de peso - estão mesmo relacionadas com riscos cardíacos e de enfarte. Um resumo do estudo está disponível em http://newsroom.ucla.edu.
A investigadora principal, Traci Mann, nota que, para a maioria das pessoas que fizeram dietas, teria sido melhor para a sua saúde não terem feito nada. "O seu peso seria mais ou menos o mesmo e os seus corpos não teriam sofrido o desgaste de perder peso e depois tê-lo recuperado", cita a BBC on-line. Num dos estudos analisados, 50 por cento das pessoas que fizeram dietas pesavam mais 4,99 quilos do que inicialmente, cinco anos depois da dieta. O estudo não analisou tipos de dietas específicos. A solução a longo prazo é comer com moderação e praticar exercício regularmente.
quarta-feira, abril 11, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário